Equipamentos que otimizam a produção e reduzem perdas

Equipamentos que otimizam a produção e reduzem perdas

No mundo agrícola, tal como na mineração e na construção, a indústria de máquinas e equipamentos para produção estão em constante evolução, onde a eficiência, a otimização de recursos e a automatização de tarefas são algumas das principais diretrizes nesta área.

Um dos últimos lançamentos do setor é a colheitadeira John Deere S400 que reduz em até 37% a perda de grãos. Isso é muito importante para um mercado como o brasileiro, já que o país é o maior exportador de soja, milho e café do mundo.

Isso mesmo, o Brasil contribui com 56% das exportações mundiais de soja, 31% de milho e 27% de café. Esses dados foram coletados por uma pesquisa realizada em março de 2024 pelo Banco BTG Pactual.

A isto devemos acrescentar que o Brasil é o principal fornecedor de grãos para a China, onde suas exportações de milho aumentaram 178% este ano, atingindo 4,1 toneladas deste grão. Além disso, suas exportações de soja cresceram 211%, atingindo 6,96 toneladas. Isto, segundo dados publicados pela alfândega chinesa.

Paralelamente, a colheita de soja no Brasil cresceu no último ano, sendo 1,8% superior à de 2023, sendo que toda essa eficiência de colheita e a redução dos índices de desperdício de matéria-prima se tornaram essenciais para continuar sendo competitivos e atendendo às demandas de exportação de qualquer tipo de grão.

Aspectos técnicos da colheitadeira John Deere S400

Dessa forma, e para ajudar aos produtores brasileiros a atender a demanda global por alimentos, a fabricante John Deere oferece a colheitadeira S400, que ajuda a reduzir perdas entre 15% e 37% dependendo do grão acolheitado.

Esse maquinário é capaz de colher entre 3 a 5 hectares por hora de soja e milho em terras de coxilha e entre 1 a 3 hectares por hora de arroz em terras alagadas.

A Série John Deere S400 possui dois modelos, o S430, que possui motor de 201 HP com tanque graneleiro de 5.500 litros e opções flexíveis de plataforma de corte entre 16 e 22 pés. Sua taxa de descarga é de 55 lt/seg.

Por outro lado, o S440 é mais potente. Possui motor de 238 HP e tanque graneleiro de 6.500 litros, plataforma de corte flexível de 22 a 25 pés e vazão de descarga de 65 lt/seg. Ambas as colheitadeiras têm um motor diesel John Deere de 6,8 litros.

As colheitadeiras John Deere podem equipar plataformas rígidas para colheita de arroz e milho dependendo da necessidade do cliente. “A S400 é um equipamento fabricado no Brasil que foi desenvolvido pensando nas necessidades da agricultura tropical. É uma colheitadeira pequena, mas com muita tecnologia embarcada, semelhante à presente em máquinas de grande porte”, admitiu em um comunicado da empresa Volmir Schweig, especialista em Marketing Tático da John Deere Brasil.

“A John Deere foi a primeira empresa a incluir o conceito de rotor neste tipo de colheitadeiras, pois permite trabalhar com um produto mais úmido e em condições extremas de colheita, oferecendo melhor qualidade de grãos, reduzindo o nível de perdas e tornando mais eficiente o consumo de energia e combustível”, Schweig continuou.

O motor John Deere S400 possui governador isócrono que ajuda a garantir uma rotação constante, melhorando assim o desempenho da máquina, ao mesmo tempo que reduz o consumo de diesel e as emissões poluentes. Essas características contribuem para menor desgaste do motor, polias e correias.

Tecnologias e Automações John Deere

Durante o funcionamento, o John Deere S400 cria um mapa de produtividade das tarefas executadas, coletando dados das tarefas executadas, o que auxilia o produtor a tomar melhores decisões para a próxima temporada de colheita. Isto naturalmente se traduz em maior eficiência e diminuição do desperdício de matéria-prima.

As informações coletadas, os rendimentos da máquina, os hectares colhidos e todo o mapa de produção em geral podem ser visualizados de dentro da máquina através do monitor Gen4, ou podem ser revisados na plataforma virtual John Deere Operations Center, cujo aplicativo está disponível para Android e iOS.

Dentro da cabine há uma tela que informa exclusivamente algumas perdas de lubrificante ou outros problemas mecânicos, que podem ser resolvidos no local da obra, sem a necessidade de retirar a máquina do local de colheita. Com isso, os tempos de reparo são reduzidos e os tempos de trabalho melhorados.

Além disso, o John Deere S400 possui um piloto automático chamado AutoTrac, que é conectado via satélite, permitindo a colheita automatizada, necessitando do operador apenas para algumas tarefas.

Outro diferencial é o sistema Tri-Stream, que conta com tecnologia de trilha e separação, o que faz com que o John Deere S400 entregue grãos mais limpos e integrais, sendo mais eficiente quando há plantas invasoras no meio das lavouras.

Graças à tração traseira, esse maquinário é capaz de operar em terrenos difíceis, com declives ou terrenos alagados, como ocorre nas plantações de arroz.

Especificações técnicas da John Deere S400

  • Motores de 201 a 238 HP de 6,8 litros
  • Piloto automático AutoTrac
  • Operação a distância pelo aplicativo Android e iOS
  • Plataforma de corte flexível de 16 até 25 pés.
  • Tanque graneleiro de 5.500 até 6.500 litros
  • Taxa de descarga de 55 a 65 lt/seg.
  • Redução de perdidas de 15% até 37%.