Ano I - Nº 01 - Abril de 2007

:: Curso a distância de Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente

     A Comtexto estará promovendo, a partir de 25 de abril de 2007, nova edição do curso a distância de Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente, voltado para jornalistas, professores e estudantes de Jornalismo ou interessados nesta área. As inscrições estão abertas e deverão ser realizadas até 20 de abril.
 

:: Efeito estufa: chegou a hora de pagar a conta

     Os dois primeiros relatórios da ONU sobre mudanças climáticas divulgados em 2007 não deixam dúvida alguma: o homem é mesmo o responsável pelo aquecimento global e a dívida a pagar não é pequena. Mais ainda: os países subdesenvolvidos, que são os menos responsáveis pelas mudanças climáticas, vão arcar com a maior parte dos prejuízos.
 

:: Jornalista: fique de olho no CIB

     O CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia, que costuma frequentar a imprensa como uma pretensa entidade científica, não deve ser visto como uma fonte acima de qualquer suspeita. Pelo contrário: faz o jogo dos grandes produtores de biotecnologia, pratica uma ciência vesga, integra o lobby poderoso dos transgênicos . Parodiando a campanha de uma montadora, se você conhece, você desconfia . .. e muito.
 

:: O lado negro da cana-de-açúcar

     Os “heróis de Lula”, ao que parece, não andam se esforçando para merecer este título. O Ministério Público do Trabalho tem autuado sem dó inúmeras usinas que desrespeitam direitos trabalhistas e os direitos humanos de maneira geral. O próprio setor poderia expurgar aquelas empresas que traem a confiança do presidente e da sociedade. É assim que agem os verdadeiros heróis.
 

:: Coleção destaca a flora do Pantanal e do Cerrado

     A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul está lançando a coleção Valorizando a Biodiversidade no Ensino de Botânica, que tem como objetivo divulgar a pesquisa científica realizada naquele Estado. Coordenada pelo professor Paulo Robson de Souza, a obra é composta de cinco materiais, dentre livros, cartões postais, pôster e um caderno de apoio ao professor.
Opinião

:: Comunicação e agronegócio, uma relação esquecida

     As universidades brasileiras, e particularmente os cursos de Comunicação/Jornalismo, não têm dado atenção para o agronegócio enquanto objeto de estudo e pesquisa e mesmo como espaço para atuação profissional. É preciso reverter esse quadro.
Leitura Obrigatória

:: Livro-reportagem sobre a questão da água

     Água urgente! Nosso futuro pode morrer de sede. Este é o novo título da Coleção Repórter Social, uma proposta bem sucedida de trazer, em formato de livro, grandes reportagens sobre temas candentes.
 
 
Home