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Marketing Rural

      O Marketing Rural compreende todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços agropecuários e para a fixação de uma imagem positiva das empresas que atuam no Setor.
      Recentemente, o Marketing Rural ganhou grande impulso, tendo em vista a importância crescente do agronegócio em todo o mundo, particularmente no Brasil onde o PIB Agropecuário é elevado, respondendo o Setor por parcela majoritária da balança comercial brasileira.
      As grandes empresas têm praticado, com competência, o Marketing Rural, promovendo ações e atividades junto aos diferentes públicos, através de campanhas publicitárias, eventos (feiras, exposições, dias de campo etc) e um trabalho de assistência e comunicação junto aos produtores rurais.
      No Brasil, temos uma Associação Brasileira de Marketing Rural - a ABMR, que vem realizando um bom trabalho no sentido de agregar a massa crítica e realizar pesquisas de interesse das organizações que atuam nesta área.
      Há restrições, ainda, no entanto, a empresas agroindustriais, particularmente as que não se profissionalizaram, notadamente em seu esforço de comunicação e marketing, porque elas permanecem apegadas a uma visão tradicional, muito discretas e pouco interessadas em compartilhar informações com a sociedade e formadores de opinião.
      O mercado também requer o aumento do número de pesquisas, que contemplem o setor (hábitos de consumo, penetração dos veículos voltados para o produtor rural, pesquisas de recepção etc) e de um planejamento que inclua, no mix de comunicação/marketing, outras atividades que não sejam as convencionais (publicidade na mídia especializada ). Dada a importância do setor do agronegócio, é ainda tímida a oferta de canais de comunicação focadas no agronegócio ( o número de títulos de revistas, o número de suplementos de agribusiness nos jornais, o espaço nas grandes revistas de informação geral, na programação das rádios e das televisões e de veículos especializados, sob a responsabilidade de empresas, institutos de pesquisa e universidades, que tenham esta temática como foco prioritário, é ainda bastante reduzido). Este espaço tende a crescer, a exemplo do que ocorre em outros países.
      Nota-se, porém, um grande avanço na Web, com o surgimento de inúmeros portais e de serviços de noticias, o que deixa entrever um futuro promissor para o Marketing Rural no Brasil.
      O conceito de Marketing Rural deve ser visto no sentido amplo e abarcar não apenas as empresas que produzem insumos ou produtos ou prestam serviços, mas as universidades, os institutos de pesquisa, o sistema financeiro, as cooperativas, as ONGs, as empresas dedicadas à agricultura familiar, as empresas estaduais de pesquisa agropecuária, as secretarias de agricultura e o próprio Ministério, e , inclusive, as publicações da área, que nem sempre conseguem impor-se junto aos potenciais anunciantes.

 
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